devo tomar suplemento vitamínico

Devo tomar suplemento vitamínico?

Os suplementos vitamínicos são vendidos há muito tempo sem receita médica e não somente em farmácias, mas também em lojas dedicadas à alimentação suplementar e em sites especializados. Mas será que devo tomar suplemento vitamínico?

Se você também possui essa dúvida, acompanhe todas as informações sobre esse tipo de produto, saiba para que servem e quem pode se beneficiar com o uso!

O que é o suplemento vitamínico?

Como o próprio nome diz, o suplemento vitamínico é um produto que visa suprir a necessidade vitamínica no organismo. Ele pode conter apenas um tipo de vitamina, vitaminas de um grupo específico ou o mais comum, que são os polivitamínicos.

Para saber se devo tomar suplemento vitamínico ou não, ainda é importante saber que existem muitos suplementos que, além de conter vitaminas, são ainda compostos por diversos minerais difíceis de serem encontrados em alimentos, como zinco e o cobre.

Os suplementos existem já há muitos anos e são alternativas comuns de quem está se sentindo mais fraco, de quem acredita ter emagrecido ou mesmo quem faz tratamentos de saúde e acredita estar com falta de vitaminas. Mas será que eles servem para todos os casos mesmo?

Quando o suplemento vitamínico se tornou famoso

Houve um tempo, próximo à virada do século que, por conta do avanço tecnológico, se acreditava que a alimentação seria toda em cápsulas em um futuro não muito distante.

Quem deseja saber se deve tomar suplemento vitamínico precisa saber que nessa época a preocupação com alimentação potente e saudável foi substituída pela crença de que todos precisavam suprir alimentação com cápsulas.

Assim, era muito comum que pessoas sem tempo e com rotina apertada ou mesmo quem apresentava falta de nutrientes e vitaminas apelassem exclusivamente para suplementos, sem estabelecer uma rotina de alimentação saudável.

Atualmente, as coisas mudaram bastante e os suplementos se tornaram aliados importantes à alimentação saudável, mas jamais substitutos a ela.

Para que o suplemento vitamínico é indicado?

Quem quer saber se devo tomar suplemento vitamínico precisa ter conhecimento de que esses produtos são fundamentais para quem está com carência de vitaminas ou precisa complementar a dieta, mas essa é a única indicação.

Só é recomendado suprir o que está faltando, por isso não é aconselhado tomar qualquer suplemento sem antes ir ao médico e saber como anda sua saúde e quais suas deficiências de vitaminas ou minerais.

O que estiver em déficit pode ser suprido com vitaminas que todos nós precisamos para nos manter saudáveis, mas o ideal é que a alimentação seja sempre a principal fonte de vitaminas e minerais.

Quais os danos do uso indiscriminado de suplemento vitamínico?

Embora nem todas as pessoas saibam se devo tomar suplemento vitamínico, é fato que o uso indiscriminado desses produtos pode sim, afetar a saúde, por isso é necessário escolher um bom produto e com marca de confiança.

Um caso clássico são os betacarotenos, muito importantes para combater alguns tipos de câncer como o de pulmão, mas que podem fazer efeito contrário e elevar a incidência desse tipo de doença caso não seja usado conforme indicação e necessidade de reposição.

Ferro e cálcio também passam pela mesma via: o produto só fará efeito para pessoas que estão com carência desses minerais. No entanto, ressaltamos que esses produtos são fundamentais para auxiliar quem possui deficiência de vitaminas.

Um caso clássico de deficiência de minerais é de quem apresenta quadro de anemias e precisa suplementar o ferro. Nesse caso é indicado usar um suplemento vitamínico que contenha minerais, como ferro e cálcio.

Se você sanou suas dúvidas e agora sabe se devo tomar suplemento vitamínico, não deixe de adquirir produtos seguros e indicados por especialistas!

Sobre Ricardo Alexandre

Verifique também

relação entre drogas e as doenças transmissíveis

Qual a relação entre drogas e doenças transmissíveis?

A relação entre drogas e as doenças transmissíveis, sobretudo das que se transmite sexualmente, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *