Autoestima e bons relacionamentos

Autoestima e bons relacionamentos

Manter-se com uma boa autoestima nos dias de hoje talvez seja uma das tarefas mais difíceis, sobretudo para as mulheres. Um dos fatores que contribuem para isso é a cobrança pela estética perfeita!

Embora a maioria de nós compreenda e saiba que não é possível se adequar ao padrão mostrado na televisão e internet sobre os corpos femininos, esse mesmo ideal nos coloca em posição de inferioridade desde muito novas, sendo necessário travar uma verdadeira luta entre autoestima e bons relacionamentos.

Como a autoestima influencia nos relacionamentos

A relação entre autoestima e bons relacionamentos costuma ser direta e afetar bastante quem está em uma fase mais insegura da vida. Isso ocorre porque quando nossa autoestima está baixa, nós não gostamos do que somos.

Não gostando de nós mesmas, do que somos e de nossa aparência, dificilmente conseguimos nos relacionar bem com as pessoas, sobretudo no âmbito das relações amorosas.

Quem possui autoestima baixa possui imensa dificuldade em assumir suas potencialidades, encontra defeitos em si mesma e termina por se afastar das pessoas, acreditando que foram os outros que se afastaram.

Como elevar a autoestima

Nossa autoestima costuma ser baixa, sobretudo nas mulheres, porque é muito difícil nos aceitar como somos em um mundo que diz o tempo todo que não estamos bem como somos ou que algo ainda tem que melhorar.

Não importa quanto o cabelo esteja bonito, ele sempre terá algo a ser melhorado, assim como a pele. Os tratamentos estéticos não têm fim e quem não está dentro do peso, tem a pele perfeita, é jovem, possui atributos determinados rapidamente se sente fora do jogo.

O complicado quando tratamos de autoestima e bons relacionamentos é entender que nada estará bom nunca, porque os padrões estabelecidos são irreais e impossíveis de serem alcançados.

Temos como bom exemplo disso que mulheres lindas, famosas e consideradas modelos de beleza ainda assim possuem a autoestima afetada, problemas nos relacionamentos e até doenças mentais causadas por insegurança em excesso e auto cobrança.

Melhorar a autoestima e obter relacionamentos mais saudáveis não é nada fácil, mas pode ser possível quando compreendemos que não precisamos ser perfeitas para sermos amadas!

Como ter relacionamentos melhores?

Um relacionamento saudável é aquele baseado em autoestima e amor próprio. Isso porque só conseguimos nos relacionar bem quando estamos em dia com nossa própria capacidade de nos amar.

Por isso é que existe tanta relação entre autoestima e bons relacionamentos.

E isso não é somente frase repetida, já que quem não se sente boa o suficiente tende a aceitar situações que não são boas para si. Mulheres com baixa autoestima podem muito mais facilmente se colocar em relações ruins e até abusivas do que as que se amam e têm consciência de quem merece mais.

O bom relacionamento é o que é feito de interesse das duas partes e também aquele no qual às duas pessoas investem e contribuem. Quem está com a autoestima baixa tende a se sentir privilegiada apenas porque a outra pessoa está com ela, sem perceber o quanto ela também é importante para a relação.

Como melhorar a autoestima?

Mudar esse cenário é possível, embora não seja fácil. Não é de um para o outro que começamos a nos amar e entender que merecemos relações boas e saudáveis.

Se você também está pensando em elevar o amor por si próprio, sabe de suas potencialidades, mas apresenta dificuldades em reconhecê-las e também sente dificuldades em estabelecer limites nas relações, conheça mais sobre a autoestima turbinada e eleve seu potencial entre autoestima e bons relacionamentos!

Sobre Ricardo Alexandre

Verifique também

onde está o manual para pais e mães

Onde está o manual para pais e mães?

Educar filhos nunca foi fácil e, atualmente, com as inúmeras demandas que sofrem pais e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *