Educar filhos nunca foi fácil e, atualmente, com as inúmeras demandas que sofrem pais e mães em relação aos seus filhos, esse processo pode ter se tornado ainda mais difícil.
Um dos maiores medos dos pais e mães é que os filhos se envolvam com bebidas e drogas de forma abusiva e, quando isso, acontece, pode ser muito difícil lidar com uma pessoa tão amada que está doente e precisa de ajuda! Veja mais sobre onde está o manual para pais e mães?
Relação entre pais e filhos adictos
Quem se pergunta onde está o manual para pais e mães com certeza já deve ter se perguntando se errou em alguma ou em muitas coisas durante a infância e adolescência e certamente se sente culpado pelo uso que o filho ou filha faz de drogas.
Mas o fato é que muito pouca coisa poderia ter evitado que algumas pessoas entrassem para o mundo das drogas, já que se trata de escolhas pessoais e, como sabemos, a adicção é uma doença séria que precisa ser enfrentada por toda família.
Portanto, mais efetivo do que se culpar e ficar buscando erros no passado é compreender como funciona essa doença e quais os passos para não contribuir com ela como codependente.
O que é a codependência
Na maioria das família em que um membro faz uso de drogas existe um quadro de codependência, seja por parte da esposa, mãe, filhos ou companheiros do adicto.
Isso acontece todas as vezes que, tentando ajudar, um membro da família termina por participar do ciclo adoecido de compulsão do adicto e também se torna adoecido, embora esse cenário nem sempre esteja claro.
Quem deseja saber onde está o manual para pais e mães pode já ter ouvido falar sobre algumas ações que demonstram codependência, como pagar traficantes, dar dinheiro ao adicto e sustentar seu uso, fingir que não sabe sobre o uso de drogas ou mesmo não conseguir reconhecer o fato diante de si mesmo e de outras pessoas.
Quem se torna codependente demonstra comportamentos de negação muito parecidos com o do adicto, negando fatos que estão escancarados para evitar encarar a realidade da doença. Assim, muitas mães e pais começar a dar desculpas pelos filhos e se inserem no ciclo que precisa ser quebrado.
Como ajudar um filho adicto?
Como não sabemos onde está o manual para pais e mães, precisamos saber que existe um limite de intervenção e perceber que um adicto em uso pode adoecer outros membros da família.
Assim foi criado o Nar-Anon, considerado uma irmandade mundial para tratamento de que é afetado pela dependência química de pessoas próximas ou da família.
Da mesma forma como ocorre no NA, grupo voltado à recuperação dos dependentes químicos, no Nar-Anon também existem passos a serem seguidos no caminho da recuperação.
Os doze passos do Nar-Anon
Se você quer conhecer onde está o manual para pais e mães, saiba que o estudo dos doze passos do Nar-Anon é essencial para se tratar do adoecimento de conviver com uma pessoa dependente química.
Entre os passos, que podem ser acessados no site, está o de admitir que se é impotente diante da dependência química do membro da família que possui adicção, um dos mais difíceis para familiares.
Um outro passo fundamental é assumir que pode ter prejudicado outras pessoas enquanto adoecido pela adicção de outra pessoa e assim tentar fazer reparações diretas a essas pessoas.
Se você quiser saber mais sobre os passos e conhecer sobre onde está o manual para pais e mães, acesse agora mesmo o site do Nar-Anon ou procure o grupo mais perto de você!